sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O mundo da moda tem novo endereço

Elas escrevem sobre tudo: roupas, maquiagem, esmaltes, sapatos, bolsas, desfiles e coleções, e, de vez em quando, rola uma fofoquinha sobre a vida alheia.

Esse é o assunto dos blogs de muitas garotas pelo Brasil afora, que conseguiram o que é almejado por muitos: ganhar dinheiro na internet escrevendo sobre um hobby.

Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas
Camila Coutinho tem 23 anos, é pernambucana e começou o Garotas Estúpidas  há quatro anos. Ela e mais duas amigas resolveram criar o blog para discutirem seus assuntos preferidos.

O blog pegou, Camila assumiu sozinha a edição e o sucesso não demorou a vir. A partir dos convites para ingressar no meio fashionista, Camila montou uma equipe talentosa para produzir desfiles, ensaios fotográficos e catálogos.

Hoje, o GE tem cerca de 30 mil acessos mensais, e foi citado na revista Vogue Paris como um dos 45 blogs do mundo que merecem ser visitados. Uma conquista e tanto.

Os blogs no Brasil não são raros: há quase três milhões de contas em sites de hospedagem no país.

Essa ferramenta possibilitou que gente comum, sem nenhuma especialidade, desse sua opinião sobre os mais diversos assuntos.

Ganha quem busca opinar com coerência, e sobre tudo, tem um diálogo aberto, de igual para igual, com o internauta.

Não é incomum ver que, nos blogs de moda que mais tem acessos no país, as blogueiras façam questão de responder aos comentários; se não conseguem responder a todos, pelo menos um ou outro.

Cris Guerra, do Hoje Vou Assim
Como a Cris Guerra, uma mineira de 40 anos,  dona do Hoje Vou Assim , que acabou de migrar para um domínio próprio.

Cris trabalhava em uma empresa de publicidade, em Belo Horizonte, quando, por sugestão de alguns amigos, resolveu fotografar seus “looks” diários, postando logo depois no blog.

O reconhecimento veio aos poucos. A popularidade trouxe convites para participar de lançamentos de coleções e desfiles de estilistas famosos.

Recentemente, Cris abandonou seu antigo emprego, contratou assistentes e abriu um escritório, só para se dedicar ao seu  site, e assim como a colega Camila, trabalha como produtora, nos bastidores da moda.

A audiência dos blogs é alta. Dados coletados pela Agência Click  apontam que um a cada três brasileiros está conectado à rede: cerca de 70 milhões de pessoas. Cada brasileiro passa, em média, 23 horas por mês na internet. O Brasil já é o quarto país que mais lê blogs.

Julia Petit, do Petiscos
E um dos mais lidos do pais é o da Julia Petit, que já era famosa antes do seu Petiscos.

Produtora consagrada, já ganhou até um Leão de Ouro, em Cannes, pela produção da trilha sonora de um comercial. Sempre ligada em moda (Julia já trabalhou como modelo), resolveu criar o site Petiscos, blog que fala desse mundo, suas tendências e suas variáveis.

 Além de Julia, que colabora com textos e vídeos de maquiagem no estilo “faça-você-mesmo”, há uma equipe (Família Petiscos) que alimenta o blog várias vezes por dia.

O esquema deu certo. O site de Julia tem, em média, cerca de (pasmem!) 200 mil visualizações mensais.

O que torna Julia a musa das blogueiras e internautas, é justamente que, apesar de ser a bam bam bam do negócio, está lá, gente como a gente, respondendo comentários, fazendo seu próprio cabelo e maquiagem e postando para todo mundo ver.

Esta é a receita do sucesso. Quem vai tentar primeiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário